Luto, tristezas e uma certa paz -12

De um modo ou de outro tenho que disfarçar o luto, a saudade. Acho que tenho disfarçado bem. Agora, enquanto escrevo, me pego sem disfarce. Tem um aperto bem aqui, você sabe. Se a escrita me introduz em mundos novos, também ela me lancina. Olho para o lado do teclado e vejo uma barrinha de chocolate amargo. Tomo-a e como. Lembro da versão bem humorada de uma expressão que costumo usar ao defender a preferência por sabores amargos: de doce basta a vida. Ah, de doce basta a vida... Ao mesmo tempo, nesses fluxos infindáveis de uma noite que sobre mim se estendeu sem aviso, me vem à mente o início de uma oração do famoso Cardeal inglês, Newman, que há muito não rezo: Conduze-me doce luz, através das trevas que me cercam, conduze-me cada vez mais longe...

4 comentários:

Paula Barros disse...

Dauri, na forma que se apresenta um pequeno texto, porém a cada trecho um texto que se desdobra em enorme pontos de reflexão.

1 - Disfarçar sentimentos.
2- Um sentir imenso. Talvez eu saiba desse aperto.
3-Chocolate...sabores...preferênica...a vida.
4- Nunca tinha ouvido ou lido sobre este - de doce basta a vida, e sim de amarga basta a vida.
5- E que a luz sempre ilumine seus pensamentos, seus sentires, seus caminhos, sempre.

E mais reflexões que me acompanharão.

abraço.

Dauri Batisti disse...

Paula,

obrigado pelo carinho.

Na verdade a inversão do ditado para "o de doce basta a vida" faz parte destas pequenas atitudes, tentativas - a mais das vezes sem êxito - de fazer da vida uma obra de arte.

Paula Barros disse...

Eu sei Dauri, eu sei. Eu sei que você tenta, e sei que você sabe como é difícil. Eu também tento.
Sofro quando não consigo ver a vida mais doce, mais bela, mais leve...Acredito que você sofra também.Quando li compreendi e por isso segui com minhas reflexões.

abraço.

eder ribeiro disse...

Amigo, o que quer que eu escrevo aqui não amenizará a sua dor. Terminei um texto em que uma das passagem diz que para a vela nos dar a iluminação é necessário que ela se extingue aos poucos, assim como nós, para alcançar essa iluminação é necessário que nos gastamos. Que a tua vela interna continua te iluminando e retira um pouco essa senção de escuridão. Abçs.